Durante o ano 2011, realizaram-se várias atividades no âmbito do Programa de Intervenção Precoce e Competências Parentais. Estas, tiveram início logo nos primeiros dias do ano, com a Festa conjunta dos Projetos Locais do Concelho do Funchal, que se realizou no dia 6 de Janeiro, na qual se comemorou a chegada dos Reis Magos, com a distribuição de presentes pelas crianças, a participação de cuidadores na dinâmica da festa e a realização de um lanche conjunto, servido com a colaboração das entidades parceiras do PIPCP, que também estiveram presentes no decorrer da festa.
No mês de Janeiro também teve inicio a preparação dos inquéritos aos cuidadores que desistiram do PIPCP, para a elaboração do estudo sobre a retenção dos cuidadores no programa. Ainda no âmbito deste estudo, foram realizadas entrevistas semi estruturadas a uma amostra de cuidadores que permaneciam nos Projetos Locais. Estas entrevistas, depois de transcritas foram sujeitas a uma análise de conteúdo. Em Fevereiro iniciou-se a aplicação dos inquéritos.
No mês de Junho teve lugar o 1º Encontro Anual de Projetos Locais, já referido no blogue, que decorreu no Parque de Santa Catarina, no Funchal.
Entre Maio e Julho, realizaram-se várias reuniões com os respectivos parceiros, com o objectivo de implementar dois novos projectos: os Projetos Locais do Caniço e Estreito de Câmara de Lobos, apresentados às famílias em Outubro e com inicio até meados do mês de Novembro.
No mês de Setembro, como já é habitual, decorreu mais uma acção de formação sobre o PIPCP, que beneficiou as novas Gestoras de Grupo (Projetos Locais do Caniço e Estreito de Câmara de Lobos), a que se juntaram mais três Gestoras de Grupo, que substituíram as que dinamizavam anteriormente o Projeto Local de São Roque.
Em Novembro, teve lugar uma reunião de parceiros intercalar do Projeto Local de Água de Pena, que teve como objectivo inteirar os parceiros do modo como tem vindo a decorrer a intervenção, naquele Projecto Local.
No ano de 2011, terminaram a sua intervenção três Projetos Locais: Câmara de Lobos, com 6 cuidadoras, Camacha com 7 cuidadoras e Santo António com 8 cuidadoras. Em Dezembro, decorreu uma reunião de parceiros do Projeto Local de Câmara de Lobos, que teve como objetivo a apresentação dos resultados finais relativos à participação das cuidadoras, naquela freguesia.
Foi também em 2011 que elaborámos este blogue, que procuramos actualizar mensalmente, com questões relativas ao funcionamento do PIPCP.
Por fim, de referir ainda que, em termos de divulgação do PIPCP, este contou com a realização de apresentações em quatro actividades no âmbito das Jornadas, Seminários e Congressos: na Semana de Prevenção da Toxicodependência; nas IV Jornadas de Psicomotricidade da RAM; nas Jornadas Pedagógicas do Vilamar e no IX Congresso Nacional de Intervenção Precoce.