terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Os programas de apoio aos pais baseados na comunidade


 Por Cláudia Sousa Andrade

Os programas de apoio parental consistem, no âmbito da comunidade, num conjunto de iniciativas comunitárias que promovem o fluxo de recursos e formas de apoio aos pais, no fortalecimento de competências e no desenvolvimento de habilidades necessárias para cumprirem as suas responsabilidades de reforçar e aprimorar o crescimento, a aprendizagem e o desenvolvimento dos seus filhos (Trivette & Dunst, 2011).

Os referidos autores indicam que geralmente estes programas implicam grupos de atividades pais-filhos, ações de formação, grupos de apoio, apoio individual para orientação relativamente a questões relacionadas com a criança ou outras questões específicas e finalmente, fornecimento de outro tipo de recursos, como acesso a serviços médicos ou educacionais.

Ainda segundo os mesmos autores o principal objetivo destes programas é o de ajudar os pais a desenvolver as suas capacidades e competências, através de práticas centradas na família, que permitam a construção de capacitação e não no desenvolvimento de dependências.

Referem ainda que as práticas centradas na família incluem: o tratamento da família com dignidade e respeito; fornecimento de apoio que seja individual, flexível e responsivo; do compartilhar informações para que a família possa tomar decisões informadas e escolher entre várias alternativas de intervenção. Finalmente o fornecimento aos pais dos recursos e apoios para que possam cuidar dos seus filhos, atingido estes um desenvolvimento óptimo. Estas práticas de ajuda implicam ainda o desenvolvimento de capacidades de aquisição de habilidades para obter recursos, apoio e serviços pelos vários elementos da família. Este processo de capacitação implica a utilização de duas dimensões de práticas de ajuda: a ajuda relacional (ajuda afetiva) e a ajuda participativa (envolve a realização de escolhas e o envolvimento ativo na procuram e obtenção de recursos de apoio desejados dos participantes no programa).

Parte-se do princípio de que a participação de cuidadores nos programas de apoio parental baseados na comunidade ao terem acesso aos recursos necessários, sentem-se mais seguros e competentes no desempenho das práticas parentais, que segundo Trivette & Dunst (2011) citando outros autores, estas são adquiridas e reforçadas em função da ajuda fornecida pelos membros da rede de apoio social formal e informal.

Podemos referir que os Programas de Competências e Capacidades Parentais, pelo seu modelo de funcionamento, com ações de formação, atividades de interação pais-filhos, organização de recursos humanos e materias e sua canalização para o apoio aos pais e a implementação do programa, a capacitação dos clientes, a construção de um sentimento de confiança entre os técnicos e os clientes são alguns das caraterísticas que se enquadra num deste tipo de programa de apoio parental baseado na comunidade.


Fonte: 
Trivette, C.; Dunst, C. (2011) Programas de apoio aos pais baseados na comunidade in Tremblay RE, Boivin M, Peters RDeV, eds Enciclopédia sobre o desenvolvimento na primeira infância [on-line] CEECD / SKC-ED  pp.1-7

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