Por Cláudia Sousa Andrade
O recrutamento e retenção de clientes, em programas de formação parental, por vezes é difícil e pode minar o sucesso do programa. Fatores como os afazeres dos cuidadores das crianças, as diferenças culturais entre técnicos e cliente, as dificuldades em termos de acessibilidade aos programas pelos participantes e ainda quando os programas não vão ao encontro das expectativas dos participantes.
Daremos seguidamente algumas estratégias que vão em princípio contrariar estas dificuldades:
O envolvimento dos participantes no planeamento do programa (no sentido de tornar o programa mais apelativo, ir de encontro às espetativas doe elementos da comunidade e estabelecer um sentimento de confiança entre clientes/técnico, devido ao seu envolvimento com os membros da comunidade).
Ligar o programa a uma Instituição respeitada e de confiança (esta prática pode facilitar o seu reconhecimento pelos membros da comunidade e assim facilitar o recrutamento e a retenção dos participantes).
Escolher estrategicamente o local onde o programa vai decorrer (sempre que possível devem-se escolher lugares onde os clientes se sintam confortáveis e onde vão habitualmente. Devem também ser locais que sejam perto de sua casa ou cuja acessibilidade seja fácil).
Envolver outros membros da comunidade (a participação de familiares dos clientes e de membros de outras instituições da rede de suporte da comunidade, pode favorecer o empenho e a retenção dos participantes. Por exemplo, a realização de atividades que impliquem a participação dos filhos, ou dos pais, ou dos próprios vizinhos, pode ser importante e motivador para os clientes. Como membros de outras instituições, podemos ter uma enfermeira u o nutricionista do centro de saúde, um elemento da junta de freguesia ou da casa do povo, ou da PSP, etc.),
Utilizar pessoas culturalmente sensíveis para fazer o recrutamento e implementar o programa (As pessoas que fazem o recrutamento dos participantes, devem ser os mesmos que implementam o programa. Por isso além de estarem familiarizados com o programa, devem ser capazes de comunicar com os clientes, estabelecer uma relação de confiança com eles e não fazer julgamentos doa seus comportamentos ou ações).
Dar incentivos à participação (a oferta de pequenos presentes de apresso pela assiduidade, por ter atingido algum objetivo, ou por ter cumprido determinada ação. Estes presentes podem ser comprados mediante algum fundo de manei de que o programa, através da procura na comunidade de potenciais colaboradores ou mediante alguns serviços que sejam fornecidos gratuitamente pelas instituições de rede de apoio. Estes incentivos à participação podem surgir no âmbito da satisfação de necessidades básicas, ou ainda no âmbito da satisfação pessoal).
Ser flexível na definição do horário (os técnicos devem respeitar os compromissos dos participantes para com a sua família, a escola, ou a comunidade. Devem sim evitar a programação de atividades de forma a que o participante não tenha que escolher entre compromissos).
Manter contactos frequentes com os participantes (para além dos contactos presenciais, também os contactos telefónicos, por correio ou e´mail podem ajudar na retenção dos participantes. É muito importante ligar para um participante que faltou a uma sessão é faze-lo perceber que sentiu a sua falta no grupo, que é um elemento).
Fazer esforço para manter os mesmos técnicos ao longo da implementação do programa (as taxas de participação são mais altas, contribuindo também para o sucesso do programa, quando as relações de confiança entre técnicos e participantes se prolongam com o decorrer do programa).
Manter as promessas (Os técnicos devem seguir os procedimentos e manter os compromissos que tomaram com os participantes, nomeadamente em relação às compensações e aos incentivos à participação).
Ajudar os clientes a perceberem o potencial do programa (Sempre que os potenciais participantes acreditam que vale a pena a sua participação no programa, há maior probabilidade de permanecer até ao fim. Ações de marketing do programa, realizadas com apoio dos membros da comunidade, pode ajudar a reduzir o estigma que está por vezes associado a estes programas).
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