Dimensões parentais
Na continuidade do artigo anterior,
vamos neste momento, debruçar-nos sobre as dimensões da parentalidade, cujo
modelo a subdivide em atividades
parentais, áreas funcionais e prerequisitos.
As atividades parentais traduzem-se nas
que permitem uma parentalidade que garanta a satisfação das necessidades de
sobrevivência dos seus descendentes.
Incluem, os cuidados físicos (implicam
segundo Reader, Duncan & Lucey, citados por Barroso & Machado, 2011, a
garantia de alimentos, proteção, vestuário, higiene, hábitos de sono, prevenção
de acidentes ou de doenças previsíveis e ainda a tomada de ações rápidas para a
resolução eficaz destas situações); cuidados emocionais (O’Connor, citado por
Barroso & Machado, 2011) inclui comportamentos que afirmam o respeito pela
criança, isto é, a sua perceção de que é apreciada e oportunidades para que
seja autónoma com vista a uma interação positiva, consciente e estável entre
ela e o ambiente, físico ou social, de forma a facilitar uma vinculação segura
e previsível, criando uma relação otimista relativamente a novas experiencias);
os cuidados
sociais (dizem respeito à integração da criança em casa e na escola, à
aceitação de responsabilidades na execução de tarefas e no relacionamento com
os outros, de forma a evitar o seu isolamento de adultos e de outras crianças).A dimensão do controlo e disciplina, relacionam-se com a imposição de limites, culturalmente adequados à idade e, com o controlo comportamental, incluindo a incitação parental à realização de determinadas atividades e a supervisão da criança.
Relativamente às atividades de desenvolvimento, estas implicam os desejos parentais de que a criança realize todo o seu potencial nas diferentes áreas de desenvolvimento, pelas ações de encorajamento, criação de novas oportunidades, promoção de competências desportivas, artísticas, culturais e o incutir de valores.
Também essencial para o desempenho parental, é o prerequisito recursos, que se refere às qualidades parentais (abordagem interativa com a criança), às competências parentais (recebidas através de programas parentais, por experiências próprias ou por observação de outros pais), às redes sociais (presença, envolvimento e responsividade de outros) e aos recursos materiais (recursos económicos).
Finalmente em relação à oportunidade, nesta incluem-se sobretudo as questões relacionadas com o tempo dispendido pelos pais, no exercício da sua parentalidade.
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